Consulta Aberta
O atendimento das situações de doença aguda terá uma resposta no próprio dia, dentro do horário da unidade, de acordo com o número de vagas disponível, privilegiando o contacto com o seu Médico ou Enfermeiro de Família. São consultas de curta duração (média de 15 minutos por atendimento).
Critérios para esta consulta:
- Agudização de doença crónica
- Sintoma súbito/agudo que surgiu nos últimos 3 dias
- Traumatismos ou Feridas
Em situações de emergência e acidentes deverá dirigir-se de imediato ao serviço de urgência hospitalar.
Esta consulta não se destina a:- Mostrar os exames pedidos;
- Pedir atestados ou declarações;
- Transcrever exames pedidos por outros médicos;
- Renovar receituário crónico.
Para consultar o horário disponível para consulta aberta do seu enfermeiro/médico de família poderá consultar o mesmo no separador Equipa.
Consulta de intersubstituição
A consulta de intersubstituição por doença aguda resulta da necessidade de atendimento aos utentes cujo médico/enfermeiro de família não esteja presente ou tenha atingido o nº limite de vagas: com a mesma duração e os mesmos critérios da consulta aberta. Nos períodos de ausência mais prolongada do seu médico/enfermeiro de família serão também asseguradas as consultas programadas referentes aos serviços mínimos - que pode consultar no guia de acolhimento.
O horário disponível para consulta de intersubstituição, em situação de doença aguda, médica e de enfermagem, está afixado à entrada da USF.Consulta Programada de Vigilância de Saúde
Programa de Saúde do Adulto ou Idoso/Rastreio oncológico
Consulta destinada a utentes inscritos na USF com idade superior a 18 anos. Tem como finalidade a identificação das necessidades de saúde individuais e/ou familiares, com uma intervenção de forma personalizada, promovendo a saúde, prevenindo a doença, abordando problemas de saúde novos/agravados e vigiando doenças crónicas (ex: hipertensão arterial).
São propostos rastreios oncológicos previstos no Programa Nacional Para as Doenças Oncológicas e rastreios de outras doenças, garantindo-se o seguimento adequada à situação clínica e evitando-se os check-up genéricos e inespecíficos que não trazem ganhos em saúde.
Está preconizada a realização de uma consulta médica a cada 1 a 3 anos, contudo NÃO existe uma periodicidade de acompanhamento bem definida, dependendo esta da idade, tipo de patologias crónicas e atividades preventivas como a vacinação ou os rastreios oncológicos.
Como preparar?
Se tiver hipertensão arterial, trazer os seus registos de medição de pressão arterial;
Trazer resultados de exames pedidos na última consulta de saúde de adultos;
Trazer lista da medicação habitual (incluindo dose e horário de toma).
Saúde Sexual e Reprodutiva
Consulta destinada a mulheres em idade fértil, com idade entre os 15 e 49 anos, mulheres na menopausa e a homens sem limite de idade, inscritos na USF, com o objetivo de os orientar para uma vida sexual e reprodutiva saudável.
Todas as pessoas devem ter uma vida sexual satisfatória e segura, com acesso a métodos de planeamento familiar seguros, eficazes, aceitáveis e de acordo com as suas preferências. É objetivo desta consulta:
promover hábitos saudáveis e planeamento familiar;
abordar questões relacionadas com contracepção (ex: efeitos adversos, métodos alternativos);
abordar doenças sexualmente transmissíveis;
aplicar métodos contraceptivos de longa duração (ex: implantes subcutâneos ou dispositivos intrauterinos);
abordar e orientar questões relacionadas com infertilidade;
abordar e orientar mulheres na menopausa;
realizar rastreios do cancro do colo do útero (teste HPV) e da mama.
Propomos 1 consulta médica e de enfermagem por ano. Se está a pensar engravidar, aconselhamos a programar uma consulta Pré-Concecional, realizada neste espaço da agenda do seu Médico de Família.
Consulta de Saúde Materna
Consulta destinada a mulheres Grávidas inscritas na USF e seus companheiros. Propomos que programe uma consulta de Saúde Materna assim que saiba que está grávida. As marcações das consultas são feitas segundo o Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco e realizadas pela equipa médico/enfermeiro.
Efetuamos a vigilância da gravidez segundo as normas da DGS, em articulação com as maternidades de referência em Coimbra (Maternidades Bissaya Barreto e Daniel de Matos), tendo em conta as particularidades definidas por protocolo do ACES PIN com as respetivas maternidades.
É objetivo desta consulta:
vigiar a gravidez actual e referenciar ou acompanhar situações de risco para a grávida ou o feto
prevenir complicações futuras para a saúde da mulher ou para uma gravidez futura
abordar questões relacionadas com o período após o parto
promover o aleitamento materno
promover o planeamento familiar eficaz no período após o parto
realizar a vigilância do recém nascido
Consulta de Saúde Infantil/Juvenil
Consulta destinadas a crianças e jovens dos 0 aos 18 anos, inscritos na USF.
As marcações das mesmas são feitas segundo o Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil da DGS e realizadas pela equipa médico/enfermeiro. Periodicidade da consulta:
- 1ª consulta na 1ª semana de vida e seguintes no 1º, 2º, 4º, 6º, 9º, 12º, 15º e 18º mês.
- Depois aos 2, 3, 4, 5, 6-7, 8, 10, 12-13 e 15-18 anos.
Consulta de Vigilância de Diabetes
Consulta destinada a Diabéticos inscritos na USF.
As marcações terão a periodicidade de acordo com as recomendações da DGS e consoante o grau de controlo da doença. São realizadas pela equipa médico/enfermeiro.
A consulta tem como principais objetivos a promoção da saúde, a prevenção, o diagnóstico, a orientação e a prescrição da terapêutica de modo controlar a doença e evitar complicações futuras.
Consulta e Apoio Domiciliário
Envolvem consultas médicas e de enfermagem da iniciativa do médico/enfermeiro ou do próprio utente ou cuidador. Destinam-se à vigilância de utentes inscritos na USF, com habitação permanente na área de influência da USF e cuja situação necessita de uma intervenção no domicílio. Podem também ser realizadas em contexto de doença aguda.
Consultas e Cuidados de Enfermagem
Destinadas a avaliar o estado geral de saúde e estabelecer um plano de cuidados de enfermagem.
As consultas de enfermagem, administração de vacinas, tratamentos de feridas e aplicações de injetáveis serão efetuadas com dia e hora marcados previamente. Sempre que possível, as vacinas serão agendadas no mesmo dia das consultas de rotina.
Promovemos a vacinação dos utentes de acordo com o Programa Nacional de Vacinação em vigor, da Direção Geral de Saúde. Realizamos vacinação extra-plano mediante prescrição médica.
Os cuidados de enfermagem devem ser, preferencialmente, realizados mediante agendamento/marcação, excetuando os cuidados em situação de doença aguda.